São Bento do Sul quer reativar Clube de Astronomia

Em julho de 2001, um grupo de amigos e entusiastas da astronomia criaram em São Bento do Sul o Clube de Astronomia do Planalto Norte, que tinha por objetivo a realização de cursos destinados à orientação de professores, alunos e comunidade em geral sobre assuntos ligados às ciências astronômicas. Passados quase dez anos, o clube será reativado. Ao menos, é o que pretende o seu idealizador, Carlos Werlich.
Conforme ele, a ideia é reunir novamente os fundadores do clube, além de buscar novos interessados, e reativar as discussões de questões que envolvam a astronomia. Para isso, uma série de ações já vem sendo preparadas, como um ciclo de palestras para o mês de setembro, além da instalação de um relógio do sol no município.
Segundo Carlos, para setembro o professor Alexandre Miers Zabot, ministrará palestras sobre o tema no município. Zabot é bacharel em Física (2004) pela UFSC. Mestre em Física pela UFSC em 2006, na área de Astrofísica. Atualmente é Professor Assistente I na Universidade Federal da Fronteira Sul - Laranjeiras do Sul - PR. Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Astrofísica Estelar, trabalhando principalmente com Anãs Brancas e Debris Disks. Também tem atuado com divulgação científica em projetos de extensão como "De olho no Céu de Floripa" e no "Ano Internacional de Astronomia".
Werlich informa que os interessados em participar do clube de astronomia podem entrar em contato através do (47) 3634-2696 e falar com Dariane ou então através do email tecne02@gmail.com. Ele explica que a ideia é que aconteçam encontros periódicos, a fim de que exista a troca de experiências e aumente-se a discussão sobre o tema. “Não é necessário qualquer conhecimento em astronomia para fazer parte do clube”, adianta Carlos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -