Noite do Choro na Donaldo Ritzmann


O Grupo Primeiro Choro apresenta nesta quita-feira, dia 26, a “2ª Noite do Choro”, atração musical que reúne instrumentistas da região para tocar os clássicos do gênero. Esta será a última etapa do projeto “Choro na Cidade” que, com o apoio da Prefeitura de São Bento do Sul, através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, e a produção de Edson Figueiredo, levou o chorinho a mais de dez escolas municipais. O evento terá entrada franca e será realizado na Escola de Música Donaldo Ritzmann, com início às 20h. No palco estarão o Grupo Primeiro Choro e três músicos convidados: o flautista Nivaldo Gonçalves, o saxofonista Willian Pscheidt e o trompetista Luis Carlos Grossl.

Com a realização do projeto, constatou-se a existência de uma boa aceitação do público espectador, ainda que poucas pessoas conhecessem o gênero musical escolhido. Tendo consciência da baixa difusão do choro em São Bento do Sul, as apresentações para os alunos da rede pública foram em forma de “concerto didático”, que visavam oferecer algum conhecimento sobre o choro e os instrumentos musicais ali presentes. Também foi possível estabelecer uma interação com o público, de forma que as crianças eram incentivadas a cantar e bater palmas junto com a música.

Os músicos foram bem recebidos nas escolas, onde diretores e professores demonstraram grande interesse em apresentações culturais. Conforme salientou Jane Miranda, diretora da Escola Básica Municipal Sophia Schwedler, existe uma carência de tais atividades, principalmente em escolas situadas em localidades distantes do centro da cidade. Para atender esta carência, o projeto “Choro na Cidade” contemplou os bairros Mato Preto, 25 de Julho, Colonial, Urca, Serra Alta, Cruzeiro e Rio Vermelho.

Ficha técnica
Willian David Pscheidt é bacharel em saxofone e diplomado em Licenciatura em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Iniciou seus estudos em Rio Negrinho na Escola de Música Professor Valdeci Maia. É professor de saxofone da Escola de Música Donaldo Ritzmann em São Bento do Sul e integrante do grupo de saxofones BraSax.

Luis Carlos Grossl iniciou seus estudos de trompete na Escola de Música Donaldo Ritzmann com o Professor Giovanni Tempo aos 10 anos de idade. Aos 13 anos ingressou na Banda Treml da qual fez parte durante 17 anos. Aos 15 anos ingressou no Grupo Musical Os Sonatas onde atuou por 11 anos, fez parte do Grupo Confluência e também participou de outros grupos como Free-lance. Atualmente leciona Trompete e piano na Escola de Musica Donaldo Ritzmann, é Tutor de teclado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no Pólo de São Bento do Sul, é regente do Coral da Univille Campus São Bento do Sul, participa da Orquestra de Câmara de São Bento do Sul, Quinteto de Metais da Escola de Música Donaldo Ritzmann, e da Banda Nação 7. Também é coordenador do grupo de trompetes dessa mesma escola.

Nivaldo Gonçalves é cirurgião dentista e músico amador. Nascido no estado do Rio de Janeiro, estuda música desde 11 anos de idade e reside em São Bento do Sul há três anos. Toca Sax e Flauta, e dedica-se ao repertório de música instrumental de vertente jazzística, choro, samba e mpb. Atualmente é integrante da orquestra de câmara da Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Intitulado de “Primeiro Choro”, o grupo é o primeiro do gênero em São Bento do Sul, e traduz o resultado dos anos de docência do professor Edson Figueiredo na área de música. Atualmente o grupo é coordenado por Edson, que participa tocando bandolim, além dos músicos Aparecido Vasconcelos – Violão, Robson Cabral – Violão de 7 cordas, Givanildo Souza – Cavaquinho, Maikel Wernke e Lucas Urbanski na percussão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -