Palestra educativa foca o combate ao tabagismo

A enfermeira Adalgisa dos Santos Lima palestrou, nesta segunda-feira (02), no salão da Igreja de Serra Alta, para o grupo de doentes crônicos da ESF 2 (Estratégia da Saúde da Família). Com o tema “Tabagismo”, a enfermeira focou nos males que o vício representa principalmente para as pessoas com hipertensão (pressão alta) e diabetes. As palestras educativas acontecem mensalmente e abordam assuntos variados, que beneficiem na qualidade de vida dos pacientes.
Os encontros são organizados pela enfermeira Sirlei Gonçalves e pelas agentes comunitárias da unidade. Ao todo a ESF 2 possui um cadastro de 250 doentes crônicos, os quais são visitados mensalmente pelas agentes de saúde. “Desses, cerca de cinquenta participam dos encontros, e os resultados são significativos”, relata Sirlei. Ela conta que nas atividades são repassadas informações relevantes para os pacientes, como por exemplo a boa alimentação. “Quando aprendem a controlar a dieta os resultados são medidos através dos exames de colesterol”, exemplifica.
Segundo o participante, Alziro José dos Santos Liz, 57 anos, as palestras auxiliam o paciente a entender a doença e a enfrentá-la. “Se a pessoa tiver conhecimento de como lidar com a doença, ela tem chance de se recuperar mais rápido”, aponta. Alziro disse ainda que o contato e informações repassadas ajudam também a elevar auto-estima das pessoas. “É importante que cada vez mais pessoas participem”, opina.
Além da palestra, nos encontros também são feitas dinâmicas com brindes oferecidos pela comunidade. O grupo participa ainda de um café de confraternização em cada sessão. A próxima reunião acontece na primeira quinzena de setembro e terá como tema a saúde bucal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -