Começam os trabalhos de recuperação da APP Rio Vermelho

Estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira, dia 03, no Recanto do Noti, na localidade do Rio Vermelho, o Prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, o secretário de Agricultura Edimar Salomon, o diretor do departamento de Meio Ambiente Marcelo Hübel, demais autoridades e moradores da região, para marcar o início das atividades de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) Rio Vermelho.

O trabalho consiste na revitalização das margens do rio Vermelho, do ponto de captação de água do município até a divisa com Campo Alegre, compreendendo uma área total de 94 hectares. Além disso, serão instaladas as cercas de proteção, num total de 12,5 quilômetros, plantio de 12 mil mudas de espécies nativas, e técnicas de nucleação. O projeto será executado pela empresa Lingner, de Blumenau, que foi a vencedora da licitação. Os valores investidos para esta ação são de R$ 78.176,45.

Marcelo explicou que todos os proprietários dos terrenos foram visitados e receberam informações dos procedimentos e etapas do projeto. “A cerca vai garantir que a área seja preservada, porém cada situação esta sendo analisada, sabemos que muitas pessoas têm suas residências e lavoura dentro desse perímetro, e nesse caso teremos de emitir um relatório ao Ministério Público, detalhando as condições”, disse Hübel. Ele também ressaltou que o projeto visa garantir a qualidade das águas do Rio Vermelho, de onde é feita a captação para abastecimento de todo o município.

O projeto foi um dos pioneiros em Santa Catarina, e deve se multiplicar com o passar dos anos, por ser uma norma do Ministério Público. “Estamos cumprindo o que a Lei nos pede e de forma alguma vamos impor algo, para todos serão apresentadas as alternativas e se percebermos que algo não estiver em acordo vamos retificar, mas sempre embasados no cumprimento da Lei”, destacou Magno. O Prefeito disse estar muito satisfeito com o acompanhamento que os moradores estão fazendo em relação ao projeto. “Existem algumas dúvidas, mas o apoio tem sido fundamental”.

O projeto atende ao Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre Prefeitura de São Bento do Sul e Ministério Público, em 2006, e também segue o projeto conforme licença de instalação da Fatma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -